|
|
|
Primeiro infantil de Glauco Mattoso traz ilustrações do escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli
|
Em a Predileta do poeta, Glauco conta, por meio de sonetilhos, lembranças de infância com sua cachorrinha bassê. |
|
O poeta e ficcionista Glauco Mattoso, famoso pelo espírito contestador e pelos sonetos de temática obscena, lança-se numa empreitada inusitada. Seu novo livro, A Predileta do Poeta, é nada menos que um título infantil, publicado pelo selo Tordesilhinhas. Com ilustrações de Lourenço Mutarelli, o livro será autografado pelos autores neste sábado, dia 28, na Livraria Novesete.
Além do caráter surpreendente de uma obra infantil produzida pelos autores em questão, a apresentação da história encanta. Contada em três sonetos com a métrica magistral de Glauco e o traço rústico de Mutarelli, a história apresenta as travessuras da simpática cadelinha bassê, companheira de infância do autor - uma criatura “salsichuda”, de patas tortas, malandrinha e teimosa, mas que quando passa, todo mundo beija e amassa.
Para Glauco, o desafio de escrever um livro infantil foi incomum e infinitamente prazeroso: “Embora conserve essa veia satírica, tenho um lado mais palatável como todo mundo e guardo recordações muito positivas da minha infância, entre elas, as reminiscências da cadelinha bassê. Além disso, é cada vez mais comum as pessoas estarem ligadas a animais de estimação. Eles ajudam a minimizar os efeitos do estresse causado pelas exigências dos compromissos diários” – afirma o autor.
|
Sobre os autores
Pedro José Ferreira da Silva nasceu na cidade de São Paulo em 1951. Portador de glaucoma congênito, adotaria, com uma boa dose de humor negro, o pseudônimo Glauco Mattoso. Publicou seus primeiros textos na década de 1970, com forte caráter independente, criando fanzines e cuidando pessoalmente da distribuição. Em pouco tempo, ganhou reconhecimento como um dos maiores nomes da cena marginal da literatura brasileira. Após mais de quatro décadas de luta, a cegueira total o atingiu em 1995 e interrompeu momentaneamente suas atividades de escritor. Alguns anos depois, tendo sido escolhido para receber o Prêmio Jabuti em nome do grupo que traduziu a obra completa do argentino Jorge Luis Borges, Glauco pôde voltar a produzir graças à aquisição de um computador falante. A partir desse momento, adota o soneto como ferramenta de trabalho. Atualmente, já conta mais de 5 mil sonetos, número que o coloca, com grande vantagem, na posição de maior sonetista da história da literatura.
Lourenço Mutarelli é escritor, dramaturgo, ator, quadrinista e ilustrador. Cursou a Faculdade de Belas Artes e iniciou a carreira nos estúdios Maurício de Sousa. Vencedor de vários prêmios tanto pela obra como ilustrador como pelo trabalho no cinema, seu título mais famoso é o romance O cheiro do ralo, adaptado para filme protagonizado por Selton Mello.
A crítica
“Eu gostaria de escrever feito o Glauco.” – Marcelino Freire, escritor
“Glauco Mattoso não se rende.” – João Adolfo Hansen, professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo
“A meu ver, Glauco é um enfant terrible [à moda]de Oswald de Andrade. Do fechadíssimo clube da Antropofagia, ele revela-se um dos membros mais devoradores da tribo.” – Jorge Schwartz, crítico e professor de literatura da Universidade de São Paulo, diretor do Museu Lasar Segall
“O Brasil precisa deixar de ter vergonha de admitir: Glauco Mattoso é nosso maior poeta vivo.” – Mamede Jarouche, tradutor, professor de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo
“Uma das vozes mais espetaculares da poesia brasileira.” – Folha de S.Paulo, 28/4/2012.
Sobre o Tordesilhinhas
Criado em 2011, o selo Tordesilhinhas tem como proposta divertir e estimular as crianças a desenvolver a imaginação e a ver no livro um companheiro de viagens e brincadeiras para toda a vida. Sem perder de vista também o aspecto pedagógico, as publicações do selo trabalham ainda valores e temas educacionais.
EVENTO || TARDE DE AUTÓGRAFOS COM GLAUCO MATTOSO E LOURENÇO MUTARELLI
LIVRARIA NOVESETE | RUA FRANÇA PINTO, 97, VILA MARIANA
DIA 27 DE OUTUBRO |SÁBADO ÀS 16H
|